IBGE: pessoas com deficiência têm menor renda e menos escolaridade

Date:

Ex.Saúde, Presidente, Governo

Menos escolarizadas, com maior dificuldade de acessar o mercado de trabalho e com menor renda: esta é a situação das pessoas com deficiência no Brasil, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O compilado aponta diversas desigualdades vividas por esse grupo que era de 17,2 milhões de pessoas em 2019 ou 8,4% da população.
No mesmo ano, 20% dos domicílios brasileiros tinham pelo menos uma pessoa com deficiência. As barreiras começam já na escola: enquanto 96,1% das crianças e adolescentes de 6 a 14 anos sem deficiência estudavam no período adequado para a idade, a realidade para as com deficiência era de apenas 86,6%. Já entre os jovens de 15 a 17 anos, apenas 37% dos que tinham deficiência frequentavam o ensino médio, contra 65,5% daqueles sem essa condição. Apesar do direito à educação ser uma máxima para todos, o pesquisador do IBGE, Leonardo Queiroz, explica que a realidade não é bem essa.
E a dificuldade que começa na educação se intensifica no mercado de trabalho. Enquanto 66,3% das pessoas sem deficiência estão dentro da força, seja ocupadas ou à procura de uma vaga, essa participação cai para 28,3% no caso de quem tem alguma condição. A taxa de formalização também é bastante inferior: 66,3% contra 34,3%. E, como esperado, tudo isso influencia na renda desse grupo, que recebia em 2019, em média, R$ 1.639 mensais, ou cerca de  ⅔ do rendimento das pessoas sem deficiência. De acordo com o pesquisador do IBGE, concorrem para isso o fato das pessoas com deficiência geralmente terem ocupações menos especializadas e de menor remuneração, além de uma série de preconceitos.
A pesquisa também revela alguns recortes de gênero, a começar pelo perfil mais feminino dessa população, já que 9,9% das mulheres brasileiras têm algum tipo de deficiência contra 6,9% entre os homens. Elas também parecem ter mais dificuldade para firmar uma união amorosa. A quantidade de mulheres sem deficiência, em união é 12,2 pontos percentuais maior do que a de mulheres com deficiência na mesma situação. Já no caso dos homens é de apenas 1%. A pesquisa mostra ainda que 16,1% das mulheres que vivem com alguma criança ou adolescente com deficiência estão desocupadas, contra 11,6% da desocupação feminina em geral. Para o IBGE, isso é um indício de que são elas que geralmente ficam responsáveis pelos cuidados desse menor, o que aumenta a dificuldade de obter um trabalho.
Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

O Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira, a Campanha para Incentivar a Doação de Órgãos e Tecidos no Brasil.

Em todo país, número de positivos para o novo coronavírus fica abaixo de dois mil pela primeira vez desde 2020.

Saiba como foi a agenda nesta terça-feira (27) das candidaturas à Presidência da República mais bem posicionadas nas pesquisas de intenções de voto registradas no TSE.

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça confirmou a decisão que revogou a prisão preventiva de Monique Medeiros e, no mesmo julgamento, negou a soltura de Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio marcou 125,5 pontos em setembro, com redução de 2,6% no mês, com ajuste sazonal.

Estudantes do curso de engenharia de petróleo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, buscam, neste ano, o bicampeonato no torneio mundial universitário de conhecimentos sobre a indústria de petróleo e gás, além do prêmio de US$ 5 mi.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...