INTERPRETAÇÃO DOS TRATADOS INTERNACIONAIS

Date:

Ativistas da Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos vem estudando a jurisprudência das Cortes Internacionais sobre Direitos Humanos. Segundo a ativista Juliana Antonangelo, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos tem adotado, como regra geral, uma interpretação evolutiva de seus dispositivos, levando em consideração a época e as condições em que serão aplicados. Nesse sentido, cita a ativista da Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos o que vem decidindo a Corte Interamericana sobre o assunto:

“[…] os tratados de direitos humanos são instrumentos vivos, cuja interpretação deve acompanhar a evolução do tempo e das condições de vida atuais. Desta forma, a interpretação evolutiva converge com a observância do objeto e propósito da Convenção Americana. Conforme estabelecido anteriormente (par. 58 supra), a interpretação evolutiva é compatível com as regras gerais de interpretação contidas no artigo 29 da Convenção Americana, bem como as estabelecidas pela Convenção de Viena sobre Direito dos Tratados. A este respeito, a Corte Internacional de Justiça indicou que em certos tratados internacionais, a intenção dos Estados Partes é precisamente usar uma linguagem cujo significado não é fixo, mas é capaz de evoluir para permitir o desenvolvimento do Direito Internacional. Em tais circunstâncias, precisamente para respeitar a intenção inicial dos Estados, é necessário realizar uma interpretação evolutiva.”

[CUADERNILLO DE JURISPRUDENCIA DE LA CORTE INTERAMERICANA DE DERECHOS HUMANOS Nº 19: Derechos de las personas LGTBI, p.46]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...