O QUE SÃO OS DIREITOS DIGITAIS?

Date:

A Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos vem acompanhando os avanços tecnológicos e a necessidade ou não de regulação do direito humano e fundamental à liberdade de expressão. Recentemente, a ONG Cultivando Gênero publicou o Guia para prevenir casos de violência digital nas redes sociais.

Segundo a ONG Cultivando Gênero, os direitos digitais são uma extensão dos Direitos Humanos aplicados ao mundo online, intimamente ligado à liberdade de expressão, à privacidade e à proteção de dados.

Para os Ativistas da Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos, o acesso  livre e universal à internet, o direito à liberdade de expressão, à informação, à comunicação, à privacidade, à proteção de dados, o direito ao anonimato, ao esquecimento, a proteção de crianças e adolescentes, a propriedade intelectual, fazem parte desses direitos.

Nesse sentido, a Ong Cultivando Gênero em seu guia sobre violência digital alerta para a necessidade de estudos dos avanços tecnológicos o que têm gerado diferentes discussões sobre a indispensabilidade de regulá-los ou apostar na autorregulação em relação ao acesso, privacidade e proteção de dados pessoais.

[Guía para prevenir casos de violencia digital en la infancia y adolescência, p. 14. Disponivel em https://cultivandogeneroac.org/nos-acompanamos-online-guia-para-instituciones/]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...