INFORME ANUAL DA RELATORIA ESPECIAL SOBRE DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS (REDESCA) SOBRE O BRASIL

Date:

Em relação aos direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais no Brasil, a REDESCA tem acompanhado de perto os desafios que surgiram ao longo do ano de 2021 no que diz respeito ao direito à saúde e suas determinantes sociais no contexto de uma pandemia.

No mesmo sentido, é visto com preocupação a situação relacionada ao direito a um ambiente saudável e a condições de emergência climática que o país enfrenta, notadamente no que diz respeito ao acesso à água, desmatamento e a falta de proteção para os defensores dos direitos humanos.

A REDESCA observa que foram aplicadas 281.066.476 doses até o dia 8 de novembro de 2021. Desse total, 157.394.580 pessoas receberam a primeira dose – o que representa mais 73% da população brasileira -, e 123.671.574 a segunda dose – cerca de 56% da população do Brasil.

A partir de setembro de 2021, o Ministério da Saúde do país passou a oferecer uma dose de reforço da vacina COVID-19 para pessoas com mais de 70 anos e pessoas imunocomprometidas.

As vacinas adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) do país passaram por todas as etapas necessárias para a criação de uma nova imunização e atender aos critérios científicos adotados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As vacinas Astrazeneca/Oxford e Pfizer têm registro definitivo; Janssen e CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial. Para setembro, Covaxin e Sputnik-V estavam sendo analisadas ​​pela Anvisa.

Segundo dados do governo, o Brasil está oferecendo vacinas gratuitas e universais contra a COVID19 para mais de 176 milhões de pessoas com mais de 12 anos, entre residentes, não residentes, migrantes e refugiados.

Quanto aos indígenas, em 1º de outubro de 2021, 358.299 indígenas (88% da população) já haviam recebido a primeira dose da vacina, e outros 328.870 (81%), a segunda dose.   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...