SUPREMO LIMITA A 6 MESES INTERINIDADE EM CARTÓRIOS

Date:

O Supremo Tribunal Federal, na ADI 1183, interpretando o artigo 20 da Lei n.º 8.935/1994, limitou em seis meses o prazo máximo que um interino pode responder por serventia vaga. “O art. 20 da Lei n.º 8.935/94 é constitucional, sendo, todavia, inconstitucional a interpretação que extraia desse dispositivo a possibilidade de que prepostos, indicados pelo titular ou mesmo pelos tribunais de justiça, possam exercer substituições ininterruptas por períodos maiores de que 6 meses. Para essas longas substituições, a solução é mesmo aquela apontada pelo autor da ação: o ´substituto´ deve ser outro notário ou registrador, observadas as leis locais de organização do serviço notarial e registral, e sem prejuízo da abertura do concurso público respectivo”, diz a decisão.

Para a ativista de Direitos Humanos #Juliana Antonangelo, da Rede Pelicano Brasil, a manifestação da Suprema Corte veio em boa hora e merece toda a atenção da comunidade jurídica. Ela lembrou, a propósito, a #RedePelicano, por meio do #Ibepac, vem lutando pelo cumprimento da decisão do STF. E pontuou que “o interino nomeado para responder por duas serventias vagas não pode acumular teto pelo exercício das duas funções conforme decidiu o Conselho Nacional de Justiça nas consultas n.º 0010011-25.2017.2.00.0000 e 0008406-10.2018.2.00.0000.

Resta saber se as decisões do CNJ vêm sendo cumprida ou se há interino respondendo por mais de uma serventia vaga e recebendo o teto remuneratório de cada uma.

Se for o caso, deverá o interino devolver os valores recebidos em duplicidade, sob pena de cometer ato de improbidade administrativa e peculato.

Fonte https://www.notibras.com/site/supremo-limita-a-6-meses-interinidade-em-cartorios/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...