Ativistas denunciam desembargadora por perseguição política e tortura psicológica

Date:

Ativistas da Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos denunciaram à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) a desembargadora Iolanda Santos Guimarães, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), por perseguição política e tortura psicológica.

De acordo com a denúncia, a desembargadora agiu em conluio com servidores do tribunal para intimidar ativistas que denunciaram corrupção no TJSE. Os ativistas afirmam que foram alvo de ameaças, intimidações e até mesmo de tortura psicológica.

Entre as denúncias, está o caso de servidores que confessaram ter recebido vencimento de cargo público sem trabalhar durante mais de 15 anos, dentre os beneficiados o Senhor Marlon Sérgio Santana de Abreu Lima, pai dos filhos de Iolanda. Esses servidores foram removidos por permuta sem concurso público específico para a atividade notarial e registral.

Os ativistas afirmam que, apesar de terem apresentado pedidos de proteção ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em ações cíveis movidas contra o Estado Brasileiro, as autoridades se omitiram em conceder qualquer medida protetiva.

A justiça brasileira ainda discute de quem é a competência para julgar o caso, enquanto a CIDH intimou os integrantes da Rede Pelicano para indicar informações adicionais sobre os elementos de gravidade, urgência e necessidade que o caso comporta.

A Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos apresentou as informações adicionais e está pedindo o envio de observadores internacionais para acompanhar o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...