REDE QUESTIONA TETO APLICÁVEL A INTERINOS DO TJ-RS

Date:

A Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos apresentou procedimento de controle administrativo (PCA) n. 0005598-56.2023.2.00.0000, questionando teto aplicável aos interinos de serventias vagas.

Especialistas consultados pela Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos, informaram que o Supremo Tribunal Federal no RE 808202, aplicou teto remuneratório para pessoas que realizaram permuta sem concurso no Rio Grande do Sul, e julgado sob repercussão geral, o STF estabeleceu o tema 779, pelo qual considerou o teto constitucional.  

O TJ-RS, solicitou mais prazo para apresentar dados mais detalhados sobre o questionamento da Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos:

“[…]Inicialmente, é necessário mencionar que após a publicação da Resolução n.º 80/2009 do Conselho Nacional de Justiça, diversos Interinos e removidos irregulares ingressaram com medidas judiciais se insurgindo contra a determinação de recolhimento dos valores que excedessem ao teto constitucional.

Diante desse cenário, como é possível elucidar em análise à planilha ora acostada ao presente expediente (5738824), este Poder Judiciário passou a realizar o acompanhamento individualizado de cada uma destas ações judiciais, inclusive apresentando manifestações e interpondo todos os recursos necessários por meio da Procuradoria-Geral do Estado e tomando conhecimento das decisões proferidas em cada um dos processos.

Portanto, caso o Colendo Conselho Nacional de Justiça entenda ser necessário o fornecimento dos dados e informações postuladas pelo Requerente, este Tribunal de Justiça se dispõe a apresentá-las.

Entretanto, considerando tratar-se de dados de minuciosa especificidade, postula-se, desde já. a concessão de prazo mais elástico para que seja possível providenciar o devido levantamento.”

A Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos protocolou petição informando ao CNJ que a defesa do TJ-RS, não é clara em vários pontos, evidenciando supostamente que os interinos ou não pagaram teto ou pagaram muito pouco. “Assim, é imperioso observar situações pontuais de descumprimento, mesmo que seja importante a determinação de informações completas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...