CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS MARCA AUDIÊNCIA NO CASO SANTOS NASCIMENTO vs BRASIL – FALHAS DO SISTEMA DE JUSTIÇA – IMPUNIDADE

Date:

O caso refere-se à responsabilidade do Estado do Brasil pela suposta discriminação racial sofrida, no ambiente de trabalho, por duas mulheres negras, Neusa dos Santos Nascimento e Gisele Ana Ferreira.

A denúncia internacional também está relacionada com a suposta situação de impunidade em que os fatos foram apurados. A Comissão alega que em 27 de março de 1998 as senhoras dos Santos e Ferreira apresentaram denúncia por discriminação. Em 3 de agosto de 1998, começaram as investigações. Em 4 de novembro de 1998, o Ministério Público do Estado de São Paulo formalizou a denúncia pelo suposto crime de preconceito racial ou de cor. Em 20 de agosto de 1999, o Ministério Público, em suas alegações finais, confirmou a denúncia. Uma semana depois, o juiz teria arquivado a ação penal e absolvido o réu.

Segundo a Comissão, o recurso interposto em 17 de novembro de 1999 demorou quase quatro anos para ser encaminhado ao tribunal de apelações.

Posteriormente, em 11 de agosto de 2004, o juízo confirmou a ação penal e condenou o réu a dois anos de prisão pelo crime de preconceito racial ou de cor em regime semiaberto, mas declarou a extinção da pena por prescrição.

Em 5 de outubro de 2004, o Ministério Público interpôs recurso de apelação considerando a imprescritibilidade do crime de racismo, o qual foi acolhido.

Em 26 de outubro de 2006 foi expedido mandado de prisão e em 06 de junho de 2007 foi deferido recurso de apelação para o condenado cumprir pena em regime aberto. Em 7 de novembro de 2007, o condenado interpôs recurso de revisão, o qual se encontrava pendente de informação de que a Comissão dispunha no momento da aprovação do Relatório de Mérito.

Por outro lado, a Comissão assinala também que, em 25 de outubro de 2006, a senhora dos Santos Nascimento interpôs uma ação civil de reparação de danos, a qual teria sido rejeitada em 5 de dezembro de 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...