Identidade de gênero, igualdade e não discriminação

Date:

A Corte Interamericana de Direitos Humanos no Parecer Consultivo OC-24/17, de 24 de novembro de 2017. Série A no 24, indicou que é possível que uma pessoa seja discriminada por causa da percepção que outros têm de seu relacionamento com um grupo ou setor social, independentemente de corresponder à realidade ou com a autoidentificação da vítima.

Para a ativista de direitos humanos Juliana Gomes Antonangelo, a discriminação por causa da percepção tem o efeito ou o propósito de impedir ou anular o reconhecimento, o gozo ou o exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais da pessoa objeto de tal discriminação, independentemente de a pessoa se autoidentificar ou não com uma determinada categoria. Como outras formas de discriminação, segundo Juliana Antonangelo, a pessoa é reduzida à única característica que lhe é imputada, sem importar outras condições pessoais.

Consequentemente, afirma a ativista de direitos humanos Juliana Gomes Antonangelo, pode-se considerar que a proibição de discriminação com base na identidade de gênero é entendida não só em relação à identidade real ou autopercebida, mas também deve ser entendida em relação à identidade percebida de forma externa, independentemente desta percepção corresponder à realidade ou não. Nesse sentido, informa Juliana Gomes Antonangelo que a Corte Interamericana de Direitos Humanos fixou o entendimento de que toda expressão de gênero constitui uma categoria protegida pela Convenção Americana no seu artigo 1.1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...