IMPUNIDADE – DIREITOS HUMANOS – CONDENAÇÃO INTERNACIONAL

Date:

173. A Corte confirma que na Guatemala existiu e existe um estado de impunidade em relação aos fatos deste caso, ENTENDENDO-SE POR IMPUNIDADE a total falta de investigação, perseguição, captura, julgamento e condenação dos responsáveis ​​pelo violações dos direitos protegidos pela Convenção Americana, uma vez que o Estado tem a obrigação de combater tal situação por todos os meios legais.

174. A Corte considera, com base no artigo 1.1 da Convenção Americana, que a Guatemala está obrigada a organizar o Poder Público para garantir o livre e pleno exercício dos direitos humanos às pessoas sob sua jurisdição, conforme também estipulado em sua atual Constituição Política. (Título I, Capítulo Único). O anterior se impõe independentemente de os responsáveis ​​pelas violações desses direitos serem agentes do poder público, indivíduos ou grupos deles.

175. As violações dos direitos à liberdade e segurança pessoal, à vida, à integridade física, mental e moral e às garantias e proteção judicial que se tenham verificado são imputáveis ​​à Guatemala, que tem o dever de respeitar esses direitos e garanti-los. Consequentemente, a Guatemala é responsável pela inobservância do artigo 1.1 da Convenção, em relação às violações declaradas dos artigos 4, 5, 7, 8 e 25 da mesma.

Corte IDH. Caso de la “Panel Blanca” (Paniagua Morales y otros) Vs. Guatemala. Fondo. Sentencia de 8 de marzo de 1998. Serie C No. 37.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...