Metade dos menores acolhidos em abrigos do Rio não recebem visitas

Date:

O número de crianças e adolescentes acolhidos em abrigos no estado do Rio de Janeiro caiu mais de 60% entre maio de 2008 e junho deste ano, de acordo com o 29º Censo da População Infantojuvenil, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério Público do Estado. Na primeira edição do levantamento, eram 3.732 acolhidos e nesta última, 1.455.

O estudo mostra que de março a junho de 2020 a queda no acolhimento de crianças e adolescentes no estado passou de 50%, mas, conforme explicou o promotor de Justiça Rodrigo Medina, que coordena o censo, os números coletados em junho de 2022 estão voltando a subir.

Ele destaca que a negligência dos pais ou responsáveis é o principal motivo para o acolhimento de crianças e adolescentes. Depois, vem o abandono e, em seguida, os abusos físicos ou psicológicos.

O promotor chama atenção para o fato de que 748 crianças e adolescentes acolhidos não recebem qualquer tipo de visita e 461 estão na faixa da primeira infância, de zero a seis anos.

O 29º Censo aponta, ainda, que houve uma queda significativa na definição da situação jurídica de crianças e adolescentes acolhidos. No primeiro censo, 81% não tinham definição da situação jurídica e agora são 36%.

Dos 1.455 que estavam acolhidos em junho deste ano, 4,73% não foram adotados e cresceram em abrigos.

Direitos Humanos Rio de Janeiro 23/09/2022 – 11:30 Leila dos Santos / Guilherme Strozi Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional censo infanto juvenil Crianças Adolescentes Abrigos sexta-feira, 23 Setembro, 2022 – 11:30 161:00

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...