AJUIZADA AÇÃO POPULAR CONTRA NORMA DO TJ-RS

Date:

Um trabalhador de São Borja (RS), ajuizou ação popular contra o Estado do Rio Grande do Sul questionando a exigência de apresentação de pagamento das guias de imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) antes da transferência da propriedade.

Segundo a tese da petição inicial, “o artigo 628 de tal consolidação contraria frontalmente o art. 37 da Constituição Federal, notadamente o princípio da legalidade”.

Preceitua o artigo 628 da Consolidação Normativa Notarial e Registral da CGJ/RS (que foi instituída pelo Provimento 01/2020, assinada pela então corregedora-geral, desembargadora #DeniseOliveira César que a “prova do recolhimento do imposto de transmissão decorrente de ato formalizado em escritura pública ou equivalente consistirá na certificação, feita pelo Notário, no próprio instrumento, de que o imóvel foi submetido à avaliação fiscal e que o imposto foi pago ou exonerado.

O autor da ação é o cidadão Claudemir Luz da Silva representado pelo Advogado Christopher Goulart (OAB/RS nº 60.438), do Escritório Ponzi Advocacia, subscritor da petição inicial que alega sobre a suposta ilegalidade da cobrança do imposto antes de seu fato gerador, o que na sua visão causa insegurança jurídica e é necessário ajustar a Consolidação Normativa da CGJ/RS, instituída pelo Provimento 01/2020, assinada pela então #corregedora-geral, desembargadora #DeniseOliveiraCésar, à norma constitucional e infraconstitucional, pois a Corregedoria é a ´Casa da Justiça´ e deve exemplificar a obediência às leis.

A ação – ainda sem decisão judicial sobre o pedido de antecipação de tutela – tramita no 1º Juizado da 8ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, sob análise do juiz Heráclito José de Oliveira Brito. (Proc. nº 5019775-19.2021.8.21.0001).

Fonte – https://www.espacovital.com.br/publicacao-38731-acao-popular-para-desconstituir-norma-da-corregedoriageral-da-justica-do-rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...