SITUAÇÃO DOS SERVIDORES DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA QUE OPTARAM PELA ATIVIDADE NOTARIAL E REGISTRAL DEVE SER DECIDIDO EM BREVE

Date:

O caso dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia que foram removidos por permuta (direito de opção) para a atividade notarial e registral sem concurso público específico deverá ser decidido em breve pelo Conselho Nacional de Justiça.

Segundo a Advogada Dra. Maria Izidia Vieira Matos, da Rede Pelicano, com o precedente aberto pelo Conselho Nacional de Justiça acolhendo a tese da Desembargadora Iolanda Santos Guimarães, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe e, atualmente, juíza do Tribunal Regional Eleitoral, de que o direito de opção não viola o enunciado da Súmula Vinculante n. 43, tal decisão poderá ser aplicada aos Escrivães do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

ENTENDA O CASO

No pedido de providencias n. 0006415.33.2017.2.00.0000, foi denunciado o caso dos Escrivães removidos por permuta pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, dentre eles, o Senhor Marlon Sérgio Santana de Abreu Lima, ex-marido da Desembargadora Iolanda Santos Guimarães.

Com a tramitação do pedido de providências n. 0006415.33.2017.2.00.0000, a Desembargadora Iolanda Santos Guimarães, atualmente, Juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, contratou “um Advogado amigo pessoal” do ex-corregedor nacional de justiça, Ministro João Otávio Noronha, atual Presidente do Superior Tribunal de Justiça que se declarou suspeito a imprensa e continuou atuando no processo (https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/juiza-de-sergipe-investigada-contrata-amigo-de-corregedor-para-defende-la.shtml).

Por outro lado, o fato foi denunciado à 1ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju que abriu o procedimento administrativo – Notícia de Fato PROEJ nº 17.18.01.0055 – e remeteu o pedido de investigação ao Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Barreto D´Avilla que levou o caso a julgamento pelo Conselho Superior do MPSE, na sessão do dia 28 de março de 2019, à qual estava presente o Ilustre Procurador de Justiça Moacy Motta, atual marido da Desembargadora Iolanda Santos Guimarães:

“[…]APRECIAÇÃO, DISCUSSÃO E JULGAMENTO DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO DA NOTÍCIA DE FATO PROEJ Nº 17.18.01.0055 – 1ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão de Aracaju.

[…]

ASSUNTO: Supostas irregularidades praticadas pelo Tribunal de Justiça de Sergipe no tocante à ilegalidade/inconstitucionalidade de atos administrativos editados pelo TJSE que autorizam servidores públicos a optarem pelo exercício de funções em serventia de caráter privado, sem a realização de concurso público, e a percepção indevida de acumulação de remuneração e de emolumentos por parte de alguns servidores até o ano de 2010.

DECLÍNIO DE ATRIBUIÇÃO ao Procurador-Geral de Justiça, Doutor Eduardo Barreto d’Avila Fontes (Homologação).”  

Segue link com as petições e RELAÇÃO DE SERVIDORES REMOVIDOS POR PERMUTA (direito de opção) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e o caso envolvendo os escrivães do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe:

https://drive.google.com/open?id=1vfd7UWKM0VkMWsHpUP9B6owK6FsZODr3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...