Lawfare: o uso do direito para fins injustos

Date:

A Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos, organização que atua na defesa dos direitos humanos no país, alertou nesta sexta-feira (13) para o avanço do lawfare no Brasil.

O lawfare é uma estratégia de uso do direito para fins políticos, que pode incluir o uso de processos judiciais para perseguir ou intimidar adversários.

De acordo com Juliana Antonangelo, ativista da Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos, o lawfare é um fenômeno que atinge a todos os brasileiros, pois representa uma ameaça à Justiça e aos direitos humanos.

“O lawfare é uma forma de injustiça que, quando não é combatida, pode levar ao descrédito da Justiça e à perda de direitos”, afirmou Antonangelo.

A ativista destacou que o lawfare é facilitado pela ausência de paridade de armas entre as partes envolvidas nos processos judiciais.

“No lawfare, as forças que têm poder e autoridade usam esse poder para perseguir os seus adversários”, disse Antonangelo. “Isso cria uma situação de desvantagem para os grupos e movimentos que lutam por justiça e direitos humanos.”

A Rede Pelicano Brasil de Direitos Humanos defende que é preciso reformas no sistema de justiça e no controle externo das instituições da República para combater o avanço do lawfare.

“É preciso garantir a paridade de armas entre as partes envolvidas nos processos judiciais”, afirmou Antonangelo. “Isso é essencial para proteger a Justiça e os direitos humanos.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

spot_imgspot_img

Veja também:
Rede Pelicano

São Tomé e Príncipe possui lacunas na coleta de dados sobre proteção de migrantes

Comitê da ONU incentiva autoridades locais a produzir informação...

Chefe de direitos humanos fala de momento de ação e mudança de rumo

Líderes globais encerram um ano da iniciativa que marcou...

ONU: Declaração de Direitos Humanos é o caminho para superar polarização

Em evento de celebração dos 75 anos do texto,...

Moçambicana lança rap pelos 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Cantora Iveth participa em campanha global com título “Leave...